Um frio glaciar vai atingir a França metropolitana, a partir de terça-feira, 17 de janeiro. Após a passagem da tempestade Egon que deixou privadas de eletricidade cerca de 330 000 casas na noite de Quinta-feira, 12 de janeiro, para sexta-feira, a França vai conhecer uma vaga de frio particularmente intensa na próxima semana.
O que se deve esperar?
As temperaturas irão diminuir gradualmente durante o fim de semana para descer abaixo dos 0°C a partir de terça-feira, de acordo com a Météo France. Esperam-se fortes geadas. “Muitas regiões, exceto o Atlântico e zonas costeiras do Mediterrâneo vão ter dias de gelo a partir de terça-feira“,advertem os meteorologistas.
As temperaturas podem situar-se entre 5,8°C e 8,8°C abaixo da média sazonal, de acordo com previsões atualizadas na sexta-feira pela RTE (rede de transporte de eletricidade), mas ajustável nos próximos dias. Em causa, o ar frio proveniente da Sibéria e do norte da Europa.
Quanto tempo esta vaga de frio vai congelar a França?
A vaga de frio deve chegar a partir do início da semana atingindo um pico na quarta-feira. “Este episódio muito invernal deverá continuar pelo menos até ao fim de semana“, prevê a Météo France.
Um fenómeno meteorológico semelhante tinha atingido a França em fevereiro de 2012, recorda o instituto. O termómetro desceu em algumas localidades até “-16 ° C ou -18 ° C a baixa altitude.” O episódio então durou dez dias.
Para mais informações, consultar o site da Météo France.







































