Início Mundo França Polícia desmobiliza pela segunda noite centenas de “indignados” em Paris

Polícia desmobiliza pela segunda noite centenas de “indignados” em Paris

793
0

A polícia retirou hoje de madrugada da praça da República de Paris, pela segunda vez consecutiva em dois dias, várias centenas de pessoas que ali se concentraram durante toda a noite em protesto contra a reforma laboral.

A prefeitura da polícia de Paris sublinhou que não houve incidentes e que os ativistas que estavam na praça a abandonaram depois de os agentes os terem “convidado” a desmobilizar cerca das 06:00 locais (05:00 em Lisboa).

Um porta-voz da prefeitura disse à agência Efe que a polícia não teve de recorrer à força, que não houve detidos, nem feridos.

Publicidade

Pelo contrário, alguns participantes no protesto queixaram-se do uso pela polícia de material anti-distúrbios e de uma certa violência.

Asi Tarik, militante do Novo Partido Anticapitalista (NPA), contou que vários manifestantes que tinham organizado um protesto sentado foram golpeados com os bastões dos agentes.

Tarik insistiu, em declarações à emissora “France Info”, que a atitude dos participantes na concentração foi pacífica em todos os momentos e para o demonstrar sublinhou que entoavam canções de Georges Moustaki.

O movimento, convocado nas redes sociais com o lema “Noite em Pé” organizou-se pela primeira vez na noite de quinta para sexta-feira na mesma praça, como continuação da jornada de iniciativas e manifestações contra a reforma laboral do governo do Presidente socialista, François Hollande.

As manifestações reuniram nesse dia em toda a França 1,2 milhões de pessoas, segundo os sindicatos e associações estudantis que as convocaram, e 390.000 segundo a polícia.

Artigo anteriorPrimeiro-ministro belga crê que haverá novos atentados terroristas na Europa
Próximo artigoVenezuela: Polícia investiga assassínio de comerciante português

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui