Início Receitas Receita: ‘Galetes des rois’ com maçãs

Receita: ‘Galetes des rois’ com maçãs

3633
0

A ‘Galette des Rois’ é um bolo tradicionalmente vendido e consumido, alguns dias antes e depois da Epifania. Na maior parte da França, a ‘Galette des Rois’ é, originalmente, massa folhada, apenas dourada no forno e comida juntamente com compotas; também pode ser recheada com várias preparações: frangipane, frutas, creme, chocolate, maçãs …

Ingredientes para 4 pessoas

  • 2 embalagem de massa folhada (pâte feuilletée)
  • 4 maçãs Royal gala
  • 100 g de açúcar
  • 1 pequena embalagem de açúcar baunilhado
  • 2 colheres de café de canela
  • 1 colher de café de mel
  • 1 gema de ovo
  • 1 fava

1. Descasque as maçãs e corte-as em 4 partes. Retire as sementes e corte em fatias finas para dentro de uma tigela (p. ex: com um cortador de pepino).

Publicidade

2. Numa tigela, misture o açúcar, o açúcar de baunilha, a canela e o mel; deite sobre as maçãs e misture delicadamente. Deixe repousar 10 minutos.

3. Estenda a massa folhada e pique-a (p. ex: com um garfo). Coloque as maçãs e a mistura anterior até 3 cm do bordo. Coloque a fava (1) entre as fatias de maçã.

4. Preaqueça o forno a 180° C (termóstato 6). Molhar o bordo da massa com água; cubra com a segunda pasta; com os dedos, junte as duas camadas de massa.

5. Desenhe alguns traços sobre a massa com uma faca; misture uma gema de ovo com uma colher de sopa de água; pincele amassa para ficar dourada.

6. Cozer e cozinhar a 180° C durante 30 minutos.

Nota: A fava serviu como um símbolo para designar o rei do banquete durante a Saturnália, um festival romano em honra do deus Saturno e que ocorria no mês de dezembro. A fava da ‘galette des rois‘ da Epifania prolonga esse costume, mas a semente foi substituída por uma pequena figura.

Artigo anteriorLuxemburgo: Já começaram os saldos de inverno
Próximo artigoEttelbruck: “Portugal a rir” traz comediantes portugueses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui