
Suíça. A formação de gelo sobre os vagões afetou principalmente a Suíça de língua alemã.
A Suíça teve a sua primeira noite de frio intenso, neste inverno. As temperaturas polares perturbaram a circulação ferroviária, na segunda-feira de manhã: a estação de Zurique bloqueou, houve atrasos e cancelamentos de comboios noutros pontos.
A Suíça de língua francesa foi relativamente poupada, disse o porta-voz da CFF à ats em Lausanne, Jean-Philippe Schmidt. A circulação nas grandes linhas oriunda da Suíça alemã mostrou atrasos de até 30 minutos, enquanto os comboios regionais circulavam quase normalmente, com atrasos de 5 a 10 minutos.
“Também tem havido alguns cancelamentos de comboios, particularmente na estação de Fribourg“, diz Schmidt. A situação deverá normalizar durante o dia, dependendo da evolução das temperaturas na região de língua alemã, acrescenta o porta-voz.
Caos na gare de Zurique
As instalações geladas e a formação de gelo nos vagões tiveram mais impacto na Suíça alemã: a estação ferroviária de Zurique ficou parcialmente paralisada na manhã de segunda-feira na hora de ponta, devido a uma falha técnica.
Os comboios não podem utilizar certas vias pois levam a cancelamentos e atrasos. A duração da avaria era indeterminada, de acordo com a CFF. A circulação regional (S-Bahn) está também afetada. Os comboios de grandes distâncias estavam a circular, mas com atrasos.