Início Política Guterres confirma disponibilidade para candidatura a Secretário Geral da ONU

Guterres confirma disponibilidade para candidatura a Secretário Geral da ONU

896
0

António Guterres admitiu esta segunda-feira à noite disponibilidade para liderar as Nações Unidas. A iniciativa cabe aos países e não aos próprios candidatos, pelo que Guterres confirmou intenção avançada pelo governo na semana passada.

O ex-primeiro-ministro sublinhou as dificuldades: o cargo nunca foi ocupado por uma mulher e há equilíbrio geoestratégico a respeitar para o sucessor de Ban Ki-moon. «Esta não é uma candidatura fácil. Não posso ser contrário à ideia de que também as mulheres têm que ter uma oportunidade em relação aos altos cargos. Há também questões de organização das Nações Unidas em relação às diversas regiões. Tudo isto tem uma grande complexidade, mas a minha atitude é muito simples: é de disponibilidade», disse no final de uma conferência em Serralves sobre refugiados.

Apesar de tudo, António Guterres considera ter mais-valias como «o enorme privilégio de acumular um conjunto de experiências»: «Vivi uma revolução em Portugal, estive na primeira linha da consolidação da democracia, fui líder partidário, primeiro-ministro, e tive a sorte de trabalhar dez anos no apoio aos refugiados. Tenho o dever de pôr a render essas capacidades.»

Publicidade
Artigo anteriorRússia: Vladimir Putin vai aumentar o número de sanções contra a Turquia
Próximo artigoMorreu o ator José Boavida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui