Início Comunidades Canadá: Programa de estrangeiros pouco atrativo

Canadá: Programa de estrangeiros pouco atrativo

1029
0
O Canadá corre o risco de perder a sua vantagem competitiva por causa das reformas no programa de imigração, revela um novo relatório divulgado pela Câmara de Comércio do Canadá.
O relatório, divulgado agora, é critico do sistema de imigração ‘Express Entry’ lançado há um ano, e das reformas no Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários (TFWP, sigla em inglês), efetuadas em junho de 2014, na sequência de abusos denunciados pela comunicação social canadiana.
A câmara pede ao governo federal liberal (centro-esquerda) liderado por Justin Trudeau que efetue uma revisão imediata “antes que as coisas se tornem mais complicadas”.
O Express Entry foi lançado em 2015 para atrair o que o anterior governo conservador (direita) denominou “os melhores e mais brilhantes” trabalhadores altamente qualificados dos vários cantos do mundo, no sentido de colmatar as necessidades laborais do país.
Mas os empregadores que procuravam engenheiros de informática, médicos de família, e académicos universitários, ficaram agrupados na mesma categoria como trabalhadores com menos aptidões especializadas.
Em consequência, têm diminuído os trabalhadores estrangeiros temporários desde junho de 2014, quando os conservadores anunciaram o último conjunto de reformas no TFWP, levantando sérias preocupações para a Câmara de Comércio, que representa cerca de 200 mil empresas no país.
Muitas das companhias dizem que o Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA, sigla em inglês), uma exigência recente (junho de 2014) proveniente do nova reforma do Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários, é considerada a principal falha do Express Entry.

Publicidade
Artigo anteriorSL Benfica vence no Estoril por 2-1 e encurta a distância para o líder Sporting
Próximo artigoMorreu um português no ataque a um hotel no Burkina Faso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui