Início Economia Bolsas Barril de petróleo abaixo dos 30 dólares em Nova York, como há...

Barril de petróleo abaixo dos 30 dólares em Nova York, como há 12 anos

1209
0

O preço do petróleo continua a cair, somando este ano já quedas de 18,4% nas primeiras sete sessões no mercado de capitais. Esta terça-feira, o barril cotava nos 30,43 dólares (27,7 euros), colocando uma pressão acrescida sobre as petrolíferas. A BP já anunciou esta semana o corte de 4.000 postos de trabalho, dos quais 600 no Mar do Norte, de acordo com a Revista Sábado.

Segundo a Morgan Stanley, as quedas não estancarão tão cedo. Pelo contrário. O banco de investimento norte-americano prevê que o preço do barril possa cair até aos 20 dólares (18,4 euros). Citado pelo Financial Times, Olivier Jakob, consultor da Petromatrix, diz que o mercado mudou drasticamente desde que o petróleo cotava nos 20 dólares nos anos 90. “Hoje, os dois principais mercados movimentam um milhão de contratos por dia. Com o actual volume, o preço diário do petróleo mover-se um dólar não é nada excepcional. Mas pode demorar menos de cinco dias para mexer 10 dólares. E se cotar a 20 dólares, com o volume actual, pode tornar o mercado muito irregular”.

A queda da bolsa na China e o abrandamento da economia norte-americana estão a “deitar mais combustível para a fogueira”, de acordo com os analistas citados pelo Financial Times. O crescimento da economia chinesa na última década abrandou significativamente, levando o preço do petróleo a cair 70%, nos últimos 18 meses.

Publicidade
Artigo anteriorCabo Verde: TACV pronta para ser privatizada em abril
Próximo artigoKirchberg: Passagem subterrânea encerrada esta quarta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui