Início Comunidades Canadá: Portugueses angariam mais de 1 milhão de dólares para hospital

Canadá: Portugueses angariam mais de 1 milhão de dólares para hospital

885
0

Um grupo de emigrantes portugueses no Canadá anunciou este sábado a angariação de mais de um milhão de dólares para ajudar na reconstrução de um hospital em Brampton, no sul do país.

“O objetivo de um milhão de dólares canadianos (631 mil euros) foi alcançado logo ao fim de quatro anos após a criação do grupo de trabalho de voluntários. Depois, propusemo-nos a continuar com a angariação de fundos até passarem os cinco anos”, disse este sábado, Manuel Alexandre, de 63 anos, presidente dos Amigos Portugueses do Peel Memorial Hospital.

O emigrante português, natural de Unhais da Serra (Castelo Branco), está no Canadá há 38 anos e explicou que os promotores contam com o apoio de uma empresa local, que se comprometeu em fazer uma doação com um valor semelhante aos recolhido pelos voluntários. Por isso, já foram depositados 1,6 milhões de dólares canadianos (um milhão de euros) na conta para o hospital.

Publicidade

O Peel Memorial Hospital deve entrar em funcionamento em fevereiro de 2017, permitindo aos utentes um serviço especializado de cuidados de ambulatório, incluindo atendimento nas urgências, intervenções cirúrgicas durante o dia, e terá clinicas para ajudar os utentes a gerirem melhor as condições crónicas como a asma, diabetes e doenças renais.

“Muitos dos portugueses que residem nesta área nunca fizeram nada por este hospital. Metemos uma marca portuguesa naquele hospital. Achamos que esta seria a altura de fazer alguma coisa gratificante e de reconhecimento para a comunidade portuguesa”, afirmou o emigrante.

Brampton é a nona cidade mais populosa do Canadá com 524 mil habitantes (dados de 2011), está localizada a sul do Ontário, a 50 quilómetros do noroeste de Toronto, sendo a comunidade portuguesa a quarta com maior expressão no município, onde residem cerca de 60 a 70 mil portugueses e luso-descendentes.

Artigo anteriorE.U.A.: Quase 5 mil voos cancelados, nevão coloca 15 estados em estado de emergência
Próximo artigoParis agradeceu aos quatro portugueses que socorreram vítimas dos atentados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui