
Sion, Suíça. O albergue da Juventude de Sion vai alojar os requerentes de asilo durante o inverno. Se isso não for o suficiente, Valais abrirá um abrigo PCi unicamente durante a noite. Desde junho, o cantão acolhe uma média de 185 pedidos por mês.
O alojamento no albergue da juventude na capital de Valais será feito entre meados de dezembro de 2015 e 20 de março de 2016. “Esta estrutura destina-se a alojamento de curto prazo para novos requerentes de asilo antes que uma habitação colectiva existente lhes seja atribuída”, indicou na sexta-feira o cantão num comunicado.
Os candidatos devem permanecer entre três e dez dias no máximo. Se o albergue não for suficiente, o cantão planeia abrir o abrigo de protecção civil de ‘la Planta’, apenas à noite.
3,9% candidatos
Até ao final de Maio de 2015, Valais recebeu uma média de 50 pedidos de asilo por mês. Desde junho, a média de chegadas aumentaram acentuadamente para 185 pessoas por mês.
Desde o início do ano, o Escritório de asilo de Valais (OASI) alugou mais de 96 novos apartamentos. Mas isso não é suficiente para atender às necessidades. A Confederação atribui a Valais 3,9% das pessoas a partir dos centros de registo federais e de processos (CEP).