Início Economia Negócios Presidente da China reúne-se com líderes africanos a partir de sexta-feira

Presidente da China reúne-se com líderes africanos a partir de sexta-feira

909
0

Pequim, 02 dez (Lusa) – O Presidente da China, Xi Jinping, reúne-se a partir de sexta-feira com vários líderes de África, em Joanesburgo, numa altura em que o continente procura assegurar o investimento chinês, apesar do abrandamento na segunda maior economia mundial.

Embora o investimento chinês em África tenha registado uma queda acentuada este ano, durante a cimeira de dois dias é esperado o anúncio de acordos para a construção de centrais elétricas, infraestruturas e projetos de desenvolvimento agrícola.

Entre janeiro e junho, o investimento direto estrangeiro em África, proveniente de Pequim, recuou 43%, para 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros), segundo dados do Ministério do Comércio da China.

Publicidade

A China tornou-se em 2009 o principal parceiro comercial do continente africano, evidenciando o enorme “apetite” chinês por matérias-primas.

O “gigante” asiático é, por exemplo, o maior cliente do petróleo angolano.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Zhang Ming disse hoje que a transição económica na China, para um modelo de crescimento menos intensivo, poderá ser aproveitada pelos países africanos.

“A cooperação China-África atingiu um ponto onde precisa de ser renovada e transformada”, disse, lembrando que a industrialização do continente se encontra num “estágio inicial”.

Antes de aterrar na África do Sul, Xi Jinping realizou uma breve visita de Estado ao Zimbábue, onde os projetos desenvolvidos por empresas chinesas ajudaram a dinamizar uma economia paralisada pela crise.

Xi, que foi o primeiro líder chinês a visitar o país governado por Robert Mugabe, desde 1996, assinou vários acordos nas áreas infraestruturas, finanças, cultura, e conservação da vida selvagem, destacou hoje a imprensa estatal chinesa.

Artigo anteriorOxfam imputa metade das emissões de CO2 a 10% dos habitantes mais ricos do mundo
Próximo artigoArtista faz tijolo com pó que aspirou da poluição de Pequim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui