Início Ambiente Pequim em alerta vermelho devido à poluição

Pequim em alerta vermelho devido à poluição

1127
0

Pequim. A capital chinesa emitiu hoje pela primeira vez o alerta máximo devido a poluição atmosférica. É uma medida inédita que deverá durar entre a manhã de terça-feira até quinta-feira, anunciou hoje o Serviço de Proteção Ambiental do município.

São cerca de 21 milhões de habitantes de Pequim afetados pelo “arpocalipse”, níveis de poluição atmosférica muito prejudiciais para a saúde – 600 microgramas por metro cúbico. A Organização Mundial de Saúde recomenda uma exposição máxima de 25 microgramas em 24 horas.

A diminuição do tráfego é uma das primeiras medidas: circulação alternada de veículos de acordo com a matrícula (par e ímpar) , com exceção dos elétricos. Em compesação serão colocados a circular 200 autocarros suplementares.

Publicidade

As obras no exteriores são suspensas, os camiões estão impedidos de entrar na cidade, as fábricas mais poluidoras cessam de operar. Está proibido o lançamento de fogo de artifício e a realização de churrascos.

As escolas deverão fechar, mas a decisão cabe a cada direção.

A medida surge na altura em que decorre em Paris a Cimeira sobre o Clima (COP21), onde o Presidente chinês, Xi Jinping, foi instado a criar políticas “verdes” para combater a emissão de gases poluentes.

Um dos países mais poluidores no mundo, a China anunciou quarta-feira a intenção de reduzir em 60% as emissões dos “principais poluentes” das suas fábricas de carvão até 2020, modernizando as estruturas.

Artigo anteriorGato nasce sem patas de trás, mas agora pode andar graças aos novos implantes de titânio
Próximo artigoVieira da Silva lembra que Governo tem última palavra sobre salário mínimo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui