Início Culturas Tradições Penamacor: Autarquia quer madeiro como Património da Humanidade

Penamacor: Autarquia quer madeiro como Património da Humanidade

914
0
O madeiro de Natal de Penamacor, considerado o maior do país, deverá ser candidatado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, anunciou o presidente daquele município do distrito de Castelo Branco. Segundo António Luís Beites, a autarquia já registou a marca ‘Penamacor Vila Madeiro’ e avançará agora com o estudo “exaustivo” dos rituais associados à tradição do madeiro em todo o concelho, de modo a formalizar a candidatura no próximo ano.
“O que pretendemos é efetuar uma candidatura do madeiro e de todos os rituais associados a essa tradição em todo o concelho, já que, além de Penamacor – que tem claramente o maior madeiro do país – também todas as nossas freguesias fazem o seu madeiro e têm intervenções associadas esta época”, disse.
O autarca considerou que a candidatura pode “ser uma mais-valia na valorização cultural desta tradição”, que se cumpre em momentos distintos. O primeiro começa na noite de dia 7 de dezembro (este ano será na próxima segunda-feira), quando, com a ajuda dos populares, os jovens que completam 20 anos procedem ao arranque e corte de árvores e troncos de grande dimensão.
Posteriormente, no dia 8 (terça-feira) ao início da tarde, o madeiro será transportado para junto da igreja, num cortejo muito animado e participado, que conta sempre com vários tratores e veículos.
Os troncos serão depois empilhados e normalmente chegam a atingir vários metros de altura. Por fim, no dia 23, à meia-noite, procede-se ao atear desta enorme fogueira de Natal.

Publicidade
Artigo anteriorFederação Nacional de Educação quer stress na lista de doenças profissionais
Próximo artigoAustrália: Lagarto gigante invade casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui