Início Ambiente China inicia construção do maior parque eólico do país

China inicia construção do maior parque eólico do país

878
0

Pequim, 04 dez (Lusa) – A China começou a construir o maior parque eólico do país na ilha de Nanri, na província de Fujian (sudeste), que se prevê que terá uma potência instalada de 400 MW, anunciaram hoje as autoridades locais.

Com conclusão prevista para 2018, a estrutura produzirá em torno de 1,4 milhões de quilowatts-hora (kWh), o equivalente a queimar 450 mil toneladas de carvão, segundo números divulgados pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Segundo fontes ocidentais, o “gigante” asiático investiu 89 mil milhões de dólares em energia limpa em 2014, o maior volume entre as nações em desenvolvimento, mas cerca de dois terços da energia consumida no país continuam a assentar no carvão.

Publicidade

“Grande parte do aumento da capacidade instalada de produção de energia limpa no mundo provém da China”, assinalou à Lusa um consultor português na área do ambiente Renato Roldão, radicado em Pequim desde 2008.

“Mas a capacidade instalada não se reflete no consumo”, ressalva, acrescentando que “boa parte dessa energia é desperdiçada”.

Na quarta-feira, o Governo chinês anunciou um plano de modernização das instalações energéticas que utilizam carvão, visando uma redução das emissões poluentes em 60%, antes de 2020.

A medida representa uma redução anual de 180 milhões de toneladas nas emissões chinesas de CO2 (dióxido de carbono).

Estima-se que o país tenha libertado entre nove e dez mil milhões de toneladas de CO2 em 2013, quase o dobro dos Estados Unidos da América e cerca de duas vezes e meia mais do que a União Europeia.

Durante a cimeira para as alterações climáticas das Nações Unidas, que decorre em Paris, vinte países, entre eles os mais populosos – China, EUA, Índia, Indonésia e Brasil – e os mais poluentes, concordaram em duplicar o seu investimento em investigação sobre energias limpas.

Artigo anteriorDois palestinianos abatidos após ferirem soldado israelita
Próximo artigoDois homens abatidos a tiro junto a café em Albergaria-a-Velha, suspeito em fuga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui