A chanceler alemã Angela Merkel foi eleita Personalidade do Ano 2015 pela revista Time – a conceituada publicação norte-americana considera que a chefe de governo «desempenhou um papel central em vários acontecimentos de 2015, nomeadamente na crise dos refugiados».
«A mais poderosa líder europeia é uma refugiada de um tempo e de um lugar onde o seu poder seria inimaginável, a República Democrática Alemã», pode ler-se na última edição da Time.
«A chanceler alemã pediu mais à Alemanha do que a maioria dos políticos se atreveria. A firmeza contra a tirania e a capacidade de Merkel para fornecer uma forte liderança moral num mundo em que ela escasseia são de salutar», escreveu ainda a Times.
Na corrida à Personalidade do Ano 2015 estavam o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, o líder do autodenominado Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, o presidente do Irão, Hassan Rouhani, e ainda o fundador da Uber (multinacional norte-americana de transportes urbanos privados) Travis Kalanick.
Em 2013, o Papa Francisco foi eleito pela Time Personalidade do Ano e, em 2012, o título foi para o presidente norte-americano Barack Obama.