Início Economia Açores: Portugal e E.U.A. reúnem-se até final do mês para debater situação...

Açores: Portugal e E.U.A. reúnem-se até final do mês para debater situação da Base das Lajes

1548
0
A próxima reunião da Comissão Bilateral permanente Portugal-Estados Unidos vai acontecer este mês nos Açores, para debater a situação da Base das Lajes.

«A Comissão Bilateral terá lugar nos Açores até final do ano», afirmou, em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, remetendo para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por Augusto Santos Silva, «a divulgação dos pormenores da reunião».

Em fevereiro Portugal e Estados Unidos (EUA) reuniram-se em Lisboa, no âmbito da Comissão Bilateral permanente, para discutir o futuro da Base das Lajes, onde a administração norte-americana está a reduzir o efetivo.

Esta foi a primeira vez que a Comissão Bilateral permanente se reuniu depois do anúncio dos EUA, em janeiro, de que iria retirar das Lajes 500 militares e civis até final de dezembro, reduzindo a sua presença na Ilha Terceira a 165 pessoas.

Publicidade

Em junho decorreu outra reunião, esta extraordinária, da Comissão Bilateral permanente, para discutir «especificamente a questão da base das Lajes», em Washington, onde esteve Vasco Cordeiro.

No início do ano os Açores apresentaram um plano de revitalização económica da Terceira para compensar o corte do contingente norte-americano nas Lajes, em que pedem ao Governo que assegure junto dos EUA 167 milhões de euros anuais, até 2030, para a ilha.

Artigo anteriorFrança: Cérebro dos atentados em Paris com ligações ao Reino Unido
Próximo artigoGrupo Estado Islâmico reclama autoria de ataque em San Bernardino, Califórnia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui