Início Mundo América Venezuela prepara reforma fiscal para enfrentar descida dos preços do petróleo

Venezuela prepara reforma fiscal para enfrentar descida dos preços do petróleo

872
0

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que o Governo vai avançar com uma reforma fiscal, que será anunciada nos próximos dias, para “assegurar os gastos do país” afetado pela descida dos preços internacionais do petróleo.

“Esta nova reforma servirá para que as forças produtivas do povo assegurem os gastos do país”, disse.

Nicolás Maduro falava em Caracas, durante um Conselho Federal de Governo, transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão, no decorrer do qual informou que o preço do petróleo venezuelano caiu para 39,80 dólares norte-americanos por barril.

Publicidade

“O petróleo, que durante 100 anos tem sido e é ainda um elemento fundamental na captação de divisas (dólares) convertíveis, deve ser acompanhado cada vez mais, como está a acontecer, com novas fontes de financiamento”, frisou.

Por outro lado, explicou que 2015 foi um ano muito complexo para a economia venezuelana, devido “à guerra económica”, concluindo: “em tempos como estes, noutros países, teriam sido aplicados cortes”.

“Políticas de ajuste – e o primeiro ajuste é cortar no salário, nas pensões e despedir trabalhadores, enquanto que aqui temos mantido e ampliado o investimento social, na educação, em infraestrutura, na habitação (social), na saúde, no direito à alimentação”, disse.

Segundo Nicolás Maduro, a Venezuela “bateu o recorde”, em 2015, ao registar “um pouco mais” de 7 mil milhões de dólares em exportações não petrolíferas.

O petróleo é atualmente a principal fonte de financiamento da Venezuela.

O orçamento do Estado venezuelano para 2016 foi elaborado tendo por base o preço do barril de petróleo nos 40 dólares.

Artigo anteriorFestival Rock in Rio Lisboa 2016 vai abrir com um musical
Próximo artigoAlqueva poderá regar mais 45 mil hectares num investimento de 150ME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui