Início Economia Teerão avisa que banca iraniana precisa de financiamento

Teerão avisa que banca iraniana precisa de financiamento

890
0

Os bancos iranianos têm um défice de capital que atinge os 20 mil milhões de dólares (18.868 milhões de euros), disse hoje na Alemanha o assessor do Ministério de Desenvolvimento Urbano iraniano, Hosein Tabrizi.

Representantes do governo e do setor financeiro iraniano apresentaram hoje em Frankfurt as oportunidades de investimento no Irão após a implementação do acordo sobre a energia nuclear, advertindo para as “enormes necessidades” de financiamento do setor bancário de Teerão.

Tabrizi disse no congresso financeiro “Euro Finance Week”, organizado pelo banqueiro iraniano Nader Maleki, que a economia iraniana foi mal gerida durante oito anos e que agora não pode ser solucionada em poucos anos.

Publicidade

O mesmo responsável insistiu que existe uma bolha imobiliária no Irão – que no caso das propriedades comerciais está a diminuir paulatinamente – que deve ser tomada em conta em futuras decisões.

O acordo nuclear com o Irão abre segundo os participantes do encontro novas oportunidades de investimento no país com mais de 80 milhões de habitantes mas com uma taxa de desemprego entre os 10 e os 12 por cento e que no caso da população mais jovem atinge os 25 por cento.

As potências internacionais vão começar a levantar as sanções económicas ao país depois de o Irão cumprir o que ficou estabelecido no acordo nuclear.

Os Estados Unidos permitem agora aos bancos norte-americanos realizar transações com o Irão mas sem a utilização do dólar como moeda de troca.

“A indústria bancária deveria ser reestruturada”, disse Tabrizi acrescentando que existem riscos que podem provocar uma crise financeira.

Artigo anteriorPolícia peruana detém traficantes com 11 quilos de cocaína
Próximo artigoAngola é o segundo país do mundo que mais gosta do vinho português

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui