Início Sociedade SEF faz controlos inopinados nos voos de países do espaço Schengen

SEF faz controlos inopinados nos voos de países do espaço Schengen

1393
0
Logotipo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). TIAGO PETINGA/LUSA

Lisboa, 17 nov (Lusa) – O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) reforçou o controlo dos voos que chegam a Portugal provenientes de países de fora do espaço Schengen, enquanto nos provenientes do espaço europeu há um “controlo inopinado”.

O diretor do SEF, António Beça Pereira, explicou hoje à agência Lusa que o controlo inopinado consiste em controlar alguns passageiros que chegam a Portugal em voos provenientes de países do espaço Schengen.

Esta atuação foi iniciada após os atentados de sexta-feira em Paris, que fizeram 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

Publicidade

“São duas situações diferentes [reforço de controlo e controlo inopinado] com regras diferentes e portanto com atuações diferentes”, frisou o juiz desembargador.

Controlo inopinado consiste, segundo o diretor do SEF, “em controlos feitos a alguns passageiros, dentro das regras do código de espaço Schengen (…) que permite que, em determinados cenários, que se estabeleçam alguns controlos. Aliás, permite no máximo, no seu patamar superior, até que se restabeleçam as fronteiras”.

O grupo radical sunita Estado Islâmico reivindicou no sábado os atentados perpetrados na sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos e mais de 300 feridos.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.

Artigo anteriorIrmão do suspeito Salah Abdeslam aconselha-o “a entregar-se”
Próximo artigoAlemanha-Holanda cancelado [atualizado]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui