Início Mundo Médio Oriente Palestinianos dizem ter identificado autor do “assassinato” de Yasser Arafat

Palestinianos dizem ter identificado autor do “assassinato” de Yasser Arafat

957
0

A comissão de inquérito palestiniana à morte de Yasser Arafat identificou o autor do “assassinato” do antigo Presidente da Autoridade Palestiniana, disse hoje à AFP o seu chefe, Tawfiq Tirawi, responsabilizando mais uma vez Israel.

Esta declaração ocorre na véspera das comemorações do 11.º aniversário da morte do emblemático dirigente palestiniano.

“A comissão de inquérito conseguiu identificar o assassino do defunto Presidente Yasser Arafat”, afirmou Tirawi, recusando-se a divulgar mais informações sobre o suspeito ou o desenvolvimento do inquérito.

Publicidade

“Vai ser preciso mais tempo para esclarecer as condições exatas do crime”, acrescentou, assegurando, porém, que “Israel é responsável pelo assassinato”, que os palestinianos investigam desde 2009.

A esposa de Arafat, Soha, apresentou queixa contra desconhecidos, depois da descoberta de polonium 210, uma substância radioativa muito tóxica, nos pertences pessoais do seu marido.

Em novembro de 2012, o túmulo do ex-chefe palestiniano tinha sido aberto e cerca de 60 amostras retiradas do seu cadáver e depois divididos para análise por três equipas de técnicos suíços, franceses e russos.

Os analistas mandatados pelos juízes franceses afastaram por duas vezes a tese do envenenamento. Os peritos russos concluíram por uma “morte natural”. Mas, ao contrário, os suíços solicitados pela viúva consideraram, pela sua parte, que os resultados “apoiam razoavelmente a hipótese do envenenamento” com polonium.

Artigo anteriorUMinho vai documentar Festa da Bugiada e da Mouriscada de Sobrado, Valongo
Próximo artigoMapas da Google já funcionam sem ligação à Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui