Início Sci-Tech Ciência Não, não é uma invasão extraterrestre. São nuvens lenticulares

Não, não é uma invasão extraterrestre. São nuvens lenticulares

1260
0

As nuvens que espantaram os habitantes da cidade formam-se em condições muito especiais

“Alguém me podia explicar que tipo de nuvens são estas?”, escreveu um utilizador do Twitter, ao publicar uma fotografia das nuvens que foram avistadas nos céus da Cidade do Cabo, na África do Sul, esta terça-feira. “Vi-as com os meus próprios olhos hoje”, acrescentou.

Não foi o único a recorrer às redes sociais para tentar perceber o que se passava nos céus da capital legislativa da África do Sul. Foram muitos os utilizadores que comentaram acerca das nuvens arredondadas que se assemelhavam a discos voadores.

Publicidade

As formações estranhas, que rapidamente se espalharam pelo mundo graças ao ar quase manipulado das fotografias, chamam-se “nuvens lenticulares”, por se assemelharem, na forma, a lentes.

Um meteorologista que falou ao jornal britânico Telegraph explicou que as nuvens são relativamente comuns, embora sejam necessárias condições especiais para se formarem. Segundo Derek Van Dam, as nuvens, cujo nome técnico é estratocumulus lenticular estacionário, formam-se quando o ar que se desloca ao longo da superfície terrestre atinge um obstáculo, como uma montanha.

O ar em movimento tem que alterar o seu curso devido à obstrução, causando um redemoinho, e fazendo com que o vapor de água presente condense para gerar estas formas.

nuvens lenticulares2

Artigo anteriorMarcelo antecipa-se a Cavaco e começa já hoje a ouvir parceiros sociais
Próximo artigoColômbia: Há 300 alunos a estudar Português na Universidade em Bogotá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui