Início Culturas Museu de Arte Antiga inaugura hoje exposição com 60 obras da coleção...

Museu de Arte Antiga inaugura hoje exposição com 60 obras da coleção Masaveu

830
0

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, inaugura hoje, às 18:00, uma exposição com 60 obras de grandes mestres da pintura espanhola, como Goya e El Greco, da coleção Masaveu, uma das mais importantes em Espanha.

De acordo com o museu, a exposição intitula-se “Coleção Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola. El Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla”, e resulta de um projeto especialmente concebido para o MNAA.

As obras que o museu vai apresentar fazem um percurso entre a Idade Média e o século XX, ilustrando o contributo de artistas espanhóis para a própria História da Pintura, desde Fernando Gallego a Ribera, de Murillo a Fortuny.

Publicidade

A coleção privada Masaveu integra obras reunidas “ao longo de três gerações de uma família referencial do tecido económico do país vizinho e da elite do colecionismo espanhol”.

Esta exposição, segundo o MNAA, será feita em parceria com a produtora de espetáculos Ritmos, que organiza o festival de música Paredes de Coura, e que colabora com o museu pela segunda vez.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, desde pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Ribera, Murillo e Zurbarán são alguns dos pintores que fazem parte do acervo do MNAA, com parte importante das suas obras.

Artigo anterior40 anos/Timor-Leste: País não tinha condições em 1975 para ser independente – Mário Carrascalão
Próximo artigoExposição no Chiado revela hoje obras inéditas da 1.ª edição do Prémio Media Art

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui