Início Mundo Atentados em Paris Mãe de um dos terroristas é da Póvoa de Lanhoso

Mãe de um dos terroristas é da Póvoa de Lanhoso

4836
0

Lúcia Moreira Fernandes é a mãe de Ismaïl Mostefaï. Saiu de Portugal em criança e nunca mais terá voltado.

A portuguesa Lúcia Moreira Fernandes, de 54 anos, é a mãe do terrorista kamikaze que se explodiu no Bataclan, na sexta-feira. Segundo fontes ligadas à investigação.

A mulher, convertida à religião muçulmana, terá saído de Póvoa de Lanhoso, em Braga, quando ainda era criança e ao que tudo indica não voltou a visitar Portugal.

Publicidade

Lúcia emigrou para França, com os pais, e nunca teve BI português. Tem apenas passaporte francês. A emigrante casou com Mohammed, um camionista de origem argelina com quem teve seis filhos, quatro rapazes – Ismaïl é o segundo – e duas raparigas.

Os vizinhos relatam, aos media franceses, a forma cuidadosa como todos os filhos foram educados pela mãe portuguesa, de quem Ismaïl herdou a pele e os olhos claros.

Os serviços de informações portugueses estão a aguardar mais informações das autoridades francesas, mas para já está descartada qualquer ligação de Lúcia ou do filho à comunidade muçulmana portuguesa ou sequer aos círculos em que conviviam os jihadistas portugueses.

Além disso, os vizinhos relatam os problemas que a família enfrentou com a entrada do bombista suicida no mundo do crime. Tiveram de mudar de casa e um dos irmãos chegou a confessar, já este ano, que não falava com Ismaïl “há muito tempo”.

O terrorista de 29 anos nunca foi visto na casa que os pais construíram Romilly-sur-Seine, Champagne-Ardenne, e para onde se mudaram há dois anos.

Lúcia e Mohammed já terão sido ouvidos pela polícia, segundo a Paris Match, depois de o filho ter sido o primeiro terrorista envolvido nos ataques de Paris a ser identificado.

No entanto, esta é uma informação que as fontes, das secretas e policiais, ainda não conseguem confirmar.

“A prioridade dos franceses não é essa neste momento. Estamos em contacto permanente e trabalhamos toda a informação que vai chegando”, sublinhou uma dessas fontes.

Artigo anteriorTimor-Leste e Moçambique assinam acordo de cooperação no setor judicial
Próximo artigoQueda no Sinai “foi ato de terrorismo” e Putin promete punir autores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui