Início faits-divers Luxemburgo tem a sua própria versão de Halloween, o ‘Trauliicht’

Luxemburgo tem a sua própria versão de Halloween, o ‘Trauliicht’

1192
0

O Luxemburgo tem sua própria versão do Halloween. No Centro de Turismo Munshausen Robbesscheier, os espíritos malignos foram expulsos no sábado à noite com beterrabas iluminadas.

No dia 31 de outubro é tradição, no Luxemburgo, a festa de “Trauliicht”. No Centro de Turismo do Munshausen Robbesscheir dois grandes montes de beterrabas estavam à disposição das crianças para fazerem caretas horríveis, com serras e facas.

Esta festa foi generalizada nas aldeias luxemburguesas no início do século XX e continua a ser mantida, mesmo não sendo tão conhecida atualmente.

Publicidade

Esta é uma velha tradição da região das Ardenas, durante o regresso do gado aos estábulos. Enquanto tomavam conta das vacas, os meninos das aldeias cortavam as beterrabas para colocarem pedaços de velas no seu interior. Ao cair da noite, quando regressavam a casa, as beterrabas iluminavam o caminho, mas também serviam para assustarem as mulheres e as meninas que saíam da igreja no final do rosário.

O ‘Trauliichter’  era também colocado tanto à esquerda como à direita da entrada dos estábulos, e se as vacas entrassem entre as duas lanternas, então elas estariam livres de qualquer doença. Também serviam para afastar todos aqueles fantasmas que eram recolhidos durante os meses de verão.

4955-resize-668x445x70

Muito tempo antes dos irlandeses emigrarem para os Estados Unidos por volta de 1830, implementando aí as suas tradições populares do Dia de Todos-os-Santos, já as pessoas da região das Ardenas colocavam ‘Trauliichter’ nas ruas, nas janelas e nos cemitérios, porque era uma crença comum que na noite de 31 de outubro as almas dos mortos voltariam. Em todos os lugares as pessoas ofereciam doces para acalmar os mortos. Nos últimos anos, o Dia das Bruxas também se tornou mais amplamente comemorado na Europa.

4958-resize-668x445x70

Esta antiga tradição está a ser retomada e mantida viva diariamente a partir do dia 24 de outubro até 6 de novembro das 10h às 17h no Centro de Turismo Robbesscheier. Pode participar em muitas atividades oferecidas, como esculpir a sua própria beterraba lanterna, participar numa procissão de lanternas e em canções e histórias. No final, os maus espíritos de verão e de inverno serão queimados numa grande fogueira. Existe um programa de dia inteiro e meio dia – veja aqui para mais informações.

4957-resize-668x445x70

Artigo anteriorPortugal em alerta devido a chuva intensa, Faro sob aviso vermelho
Próximo artigoPelo menos 11 mortos, dos quais seis crianças, em naufrágio no Mar Egeu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui