Início Economia Luxemburgo: Indexação dos salários só em meados de 2016

Luxemburgo: Indexação dos salários só em meados de 2016

1293
0

Luxemburgo – Segundo as previsões do Statec ( instituto de estatísticas), a próxima indexação dos salários só sairá em meados do próximo ano, e não no final de 2015 como inicialmente estava previsto.

“A nova descida dos preços do petróleo e a desvalorização do euro conduzem a uma revisão em baixa das previsões de inflação”, diz o Statec no comunicado de hoje, quarta-feira. O instituto de estatística prevê agora uma inflação de 0,5% em 2015 e de 1,3% em 2016.

Segundo o instituto, a próxima indexação, portanto, não será de considerar antes dos meados de 2016 num cenário mais plausível. Num cenário dito em “baixa”, com uma queda nos preços do petróleo, a indexação poderia até mesmo ser adiada até ao 4º trimestre de 2016. Os preços do petróleo caíram para metade num ano e depois de julho a baixa é de 15%.

Publicidade

O adiamento bastante substancial da próxima indexação dos salários é devido ao esperado declínio no índice de preços em Setembro e Outubro de 2015. As quedas de preços observadas nesses meses terão, até março/abril de 2016, um efeito moderador sobre a média móvel dos últimos seis meses, que é o ponto de referência no sistema de indexação automático. Esta média móvel irá acionar a próxima indexação, mas prevê-se que o prazo esteja mais afastado do que próximo.

 

Artigo anteriorSaída de Fejsa abre porta a Cristante
Próximo artigoPS quer aumentar todas as pensões até 628 euros em 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui