Início Mundo Clima Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de dois...

Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de dois graus

862
0

Paris, 30 nov (Lusa) – O Presidente francês, François Hollande, considerou que, para a Cimeira do Ambiente ser considerada um êxito, o acordo deve fixar “uma trajetória” que evite um aquecimento global superior a dois graus centígrados até ao final do século.

“Com um aquecimento de dois a três graus, as catástrofes multiplicam-se. Acima dos quatro graus, o planeta vai sufocar”, alertou Hollande, numa entrevista publicada hoje pelo jornal “20 Minutes”, coincidindo com o arranque da COP21.

O chefe de Estado sublinhou que os compromissos nacionais sobre a redução de emissões de efeito estufa (até agora 183) levariam ao aquecimento “sensivelmente acima dos dois graus centígrados” e isso “não é aceitável”.

Publicidade

Nesse sentido, “é indispensável que os compromissos dos países sejam revistos periodicamente”.

Hollande considerou ser necessário conseguir “abundantes financiamentos para permitir investimentos nos países mais vulneráveis às alterações climáticas”.

O Presidente francês, anfitrião da cimeira, sublinhou que se a conferencia fracassar, a responsabilidade será de “todos os países do mundo e, em particular, dos maiores emissores de dióxido de carbono”.

Artigo anteriorPolícia Marítima resgatou das águas gregas 52 migrantes, dos quais 25 crianças
Próximo artigoClima: EUA, China e outros 18 países vão duplicar investimento em energias limpas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui