Início Culturas Música Filipe Pinto-Ribeiro apresenta o álbum “Piano seasons” na Salle Gaveau, em Paris

Filipe Pinto-Ribeiro apresenta o álbum “Piano seasons” na Salle Gaveau, em Paris

745
0
site oficial

Paris, 04 nov (Lusa) – O pianista Filipe Pinto-Ribeiro apresenta hoje o seu novo álbum, “Piano seasons”, na Salle Gaveau, em Paris, em que estreia em França uma obra de Eurico Carrapatoso, “Quatro últimas estações de Lisboa”.

O programa do concerto é preenchido por obras de Piotr Ilitch Tchaikovsky, Astor Piazzolla, Marcelo Nisinman e Eurico Carrapatoso, dedicadas à temática das estações do ano, um tema que acompanha o pianista desde a infância, e que deu origem ao novo álbum editado em setembro.

“É um projeto muito especial para mim, porque já vem sendo pensado desde os meus tempos de doutoramento no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde tive contacto com a temática das estações de Tchaikovsky e, claro, sempre tive no meu imaginário, desde a infância, as estações do ano associadas a Vilvadi”, disse à Lusa o pianista.

Publicidade

A abrir o concerto vai estar uma seleção de peças do ciclo para piano de Tchaikovsky “As Estações opus 37 – bis”, seguindo-se a estreia em França de “Quatro Últimas Estações de Lisboa”, de Eurico Carrapatoso, uma obra dedicada ao pianista, assim como a nova versão das “Quatro estações de Buenos Aires”, de Astor Piazzolla, por Marcelo Nisinman, igualmente composta para Pinto-Ribeiro.

Filipe Pinto-Ribeiro entende que “a passagem por Paris é muito importante, ainda para mais sendo numa das salas mais importantes da Europa”.

Depois deste recital, que faz parte das comemorações do cinquentenário da delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian, Pinto-Ribeiro vai atuar em Lisboa, no dia 29, no Centro Cultural de Belém.

No palco belenense, Pinto-Ribeiro atua com o DSCH – Schostakovich Ensemble, reunindo num só concerto os quintetos com piano “A truta”, de Franz Schubert, e o Quinteto opus 87, de Johann Nepomuk Hummel.

A agenda do pianista inclui ainda a apresentação, em Berlim, no dia 04 de dezembro, do duplo CD “Piano seasons”.

Artigo anteriorNovo álbum do pianista Júlio Resende “Fado & Further” é editado sexta-feira
Próximo artigoGoverno francês anuncia fim de proibição de doação de sangue por homossexuais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui