Início Culturas Fafe transforma antiga escola no primeiro Museu da Palha do país

Fafe transforma antiga escola no primeiro Museu da Palha do país

644
0

Fafe aproveitou o edifício de uma antiga escola primária para o transformar no primeiro museu do país dedicado ao artesanato em palha, característico naquele concelho, avançou hoje à Lusa o vice-presidente do município.

Segundo Pompeu Martins, o espaço a inaugurar no domingo será designado “Centro de Etnotecnologia e Design” e ficará localizado na freguesia de Golães, na antiga escola de Pequite.

O autarca explicou que o equipamento procurará “preservar o excelente património cultural, as tradições centenárias e valorizar o artesanato belíssimo de que o concelho se orgulha”.

Publicidade

“Este será um espaço de referência no concelho, assumindo-se como o único Museu da Palha no nosso país”, sublinhou.

O museu é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Golães, em parceria com a câmara municipal, representando um investimento de 160.000 euros, comparticipado pelo Proder.

Além de servir como centro de exposições, o novo equipamento vai funcionar como oficina de trabalho para estudantes do ensino superior.

“A ideia é que se ligue o saber antigo às novas aprendizagens, técnicas e ideias”, explicou Pompeu Martins.

O futuro museu foi projetado por uma empresa especializada em planeamento estratégico, desenvolvimento rural e indústrias criativas.

Em várias freguesias do concelho, é centenária a tradição de trabalhar manualmente a palha.

Com aquela matéria-prima retirada dos campos de centeio, mediante algumas habilidades manuais herdadas de geração em geração, fazem-se chapéus, cestas e sacos, entre outros objetos vendidos nas feiras da região.

“Com a arte aperfeiçoada e delicada e com matéria-prima rica, um pouco por todo o concelho, faltava um espaço que enaltecesse todo este trabalho”, comentou o vereador.

Ainda hoje, quem percorre o concelho é comum observar-se artesãos, a maioria mulheres, a trabalhar a palha à porta de casa.

Pompeu Martins salienta a importância de o equipamento poder “valorizar as tradições do concelho, promovendo os costumes e protegendo o património”.

O Museu da Palha estará aberto para visitas ao longo da semana.

Artigo anteriorLuxemburgo: Delhaize associa-se à ADEM na criação de emprego
Próximo artigoCombate de galos no México termina em tiroteio e causa 10 mortos e 7 feridos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui