Início Comunidades E.U.A.: Açoriana prepara programa de culinária para canal público

E.U.A.: Açoriana prepara programa de culinária para canal público

1068
0

A luso-americana Maria Lawton, autora do livro “Azorean Cooking: From My Family Table to Yours”, está a preparar um programa de culinária para o canal norte-americano PBS.

“No último ano, tenho estado a trabalhar neste projeto. Estou muito entusiasmada. Muitos perguntavam-me por um programa de culinária. Bem, está a ser preparado”, anunciou Lawton na sua página do Facebook, onde tem cerca de 27 mil seguidores.

Lawton trabalha com a Public Broadcasting Service (PBS) de Rhode Island para criar uma série de televisão com 13 episódios baseada no seu livro, que foi lançado no ano passado e vai na sétima edição.

Publicidade

A luso-americana já gravou um episódio piloto, em que mostra imagens recolhidas durante uma viagem aos Açores, de onde é originária, e como preparar Bacalhau à Gomes de Sá.

“Eles adoraram”, disse a autora sobre os executivos do PBS, garantindo que o canal lhe pediu que gravasse os outros 12 episódios.

O programa procura agora patrocinadores, que devem obedecer a uma série de regras específicas, porque a PBS é o canal público norte-americano.

A série será gravada nos Açores, New Bedford, Fall River e noutras cidades norte-americanas que acolhem grandes populações de emigrantes açorianos.

Quando for para o ar, será o primeiro programa de culinária portuguesa na PBS e será transmitido nos 50 estados dos EUA.

“Nunca pensei que isto pudesse acontecer. As pessoas escrevem-me a dizer: lembro-me da minha mãe fazer isto, ou esta era a receita da vovó que eu adorava e nunca aprendi a fazer”, disse Lawton à agência Lusa no ano passado.

A luso-americana, que nasceu na ilha de São Miguel e mudou-se com os pais para os Estados Unidos com seis anos, começou a cozinhar depois de a mãe morrer, para que o pai continuasse a comer os seus pratos preferidos.

“A minha mãe era uma grande cozinheira e ele sempre adorou a sua comida. Cozinhar foi a maneira que encontrei de tentar compensar a sua ausência. O meu pai ia dizendo que estava tudo muito bom, mas eu sabia que não estava como a comida da minha mãe”, lembrou Maria Lawton.

Depois de o pai morrer, Lawton encontrou um caderno da mãe com muitas listas de ingredientes, mas nenhuma receita completa.

“Durante anos, tentei reconstituir as receitas, mas a determinada altura percebi que tinha de fazer mais do que experiências na cozinha”, explicou.

Fez, então, uma lista de todos os pratos que queria aprender a cozinhar e embarcou para os Açores, onde a família lhe ensinou todos os segredos da cozinha açoriana.

Enquanto escrevia o livro, que começou por ser apenas uma edição particular para a família, criou uma página do Facebook, “Azorean Green Bean”.

Maria Lawton prepara agora um segundo livro, desta vez dedicado às sobremesas do arquipélago.

Artigo anteriorSeleção portuguesa treinou em Hesperange
Próximo artigoRosberg vence GP do Brasil e garante segundo lugar do Mundial de Fórmula 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui