Início Política Novo Governo Costa assegura a Cavaco que tem “boas condições de governabilidade”

Costa assegura a Cavaco que tem “boas condições de governabilidade”

857
0

O secretário-geral do PS também já deixou o Palácio de Belém, após audiência com o Presidente da República. À saída, António Costa afirmou que transmitiu a Cavaco Silva que um Governo do PS assegura “boas condições de governabilidade”, sublinhando ainda que a decisão do Chefe do Estado deve ser conhecida o quanto antes para “acabar com a situação de incerteza e indefinição” que o país está a atravessar.

Na sala das Bicas, e acompanhado pelo presidente e líder parlamentar socialista, Carlos César, e pelos vice-presidentes da bancada “rosa” Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos, Costa frisou que disse a Cavaco que dispõe de um “programa credível”, de “condições de estabilidade” devido ao suporte maioritário que BE, PCP e PEV lhe garante na Assembleia da República e que o eventual Governo do PS vai “cumprir os compromissos europeus”.

Em resposta aos jornalistas, notou ainda que o Presidente deve proceder à sua indigitação no “mais curto prazo” para que possa elaborar o Orçamento do Estado para o próximo ano, que, referiu, será aprovado pelas restantes forças de esquerda.

Publicidade

“Os nossos parceiros conhecem a nossa estratégia orçamental e nós conhecemos os limites previstos nos acordos”, sinalizou o líder do PS, antes de explicar que não levou a Cavaco qualquer lista de nomes para o seu Executivo, uma vez que o tempo, esse, pertence ao Presidente e só depois de indigitado o poderá fazer.

De caminho, recusou revelar se o Chefe do Estado lhe fez mais exigências no que respeita aos acordos que o PS firmou bilateralmente com bloquistas, comunistas e ecologistas.

Artigo anteriorPassos transmitiu ao Presidente que “cabe ao PS” formar Governo
Próximo artigoPortas diz que poder de indigitar primeiro-ministro é “livre e não sindicável”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui