Início Sci-Tech Ciência Cientista Elvira Fortunato integra grupo de alto nível de conselheiros da Comissão...

Cientista Elvira Fortunato integra grupo de alto nível de conselheiros da Comissão Europeia

1055
0

Bruxelas, 10 nov (Lusa) – A cientista portuguesa Elvira Fortunato integra o grupo de alto nível de sete conselheiros do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e que foi hoje nomeado pelo comissário europeu Carlos Moedas, em Bruxelas.

“Os sete cientistas que designei para o grupo darão pareceres independentes na elaboração das políticas da Comissão Europeia”, disse o comissário para a Inovação, Ciência e Investigação.

“Contamos por isso com o seu aconselhamento e experiência nas políticas europeias em que é necessária informação científica de alto nível”, sublinhou.

Publicidade

A Estrutura de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia foi hoje oficialmente lançada, com o anúncio dos sete membros do Grupo de Alto Nível de conselheiros científicos.

A estrutura contará com um orçamento de seis milhões de euros e reúne um grupo de conselheiros científicos independentes.

Elvira Fortunato é professora catedrática do Departamento de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins distinguiu-se pelo uso, nos transístores, de papel como material isolante, em vez do silício, em 2008.

Nesse mesmo ano, a investigadora foi galardoada pelo European Research Council, que lhe atribuiu o 1.º Prémio na área da engenharia, no valor de 2,5 milhões de euros, com a nota máxima da tabela classificativa (8), e incluía o nome de Elvira Fortunato no ‘Top 5’ mundial dos investigadores em eletrónica transparente.

Artigo anteriorAcordos entre PS e o BE, PCP e PEV assinados à hora do almoço
Próximo artigo“Jardim zoológico de cristal”, de Tennessee Williams, vai subir ao palco do Teatro S. Luiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui