Início Mundo América Canadá: Metade do novo Governo é composto por mulheres

Canadá: Metade do novo Governo é composto por mulheres

891
0

O novo Governo Federal do Canadá, hoje empossado numa cerimónia que decorreu em Otava, conta pela primeira vez com uma composição paritária de homens e mulheres.

Na capital do Canadá, no Rideau Hall, a residência oficial do governador-geral, David Johnston, o novo primeiro-ministro do país, Justin trudeau, nomeou para a sua equipa 30 ministros, 19 deles estreantes.

Este é a primeira vez na história canadiana em que metade do elenco governativo é do sexo feminino.

Publicidade

“Estamos em 2015”, recordou Justin Trudeau, ao justificar a forte presença feminina no seu executivo.

O novo ministro das Finanças, que foi pela primeira vez eleito deputado, é o empresário milionário de Toronto Bill Morneau.

O novo gabinete inclui alguns nomes com alguma experiência do Partido Liberal (esquerda), nomeadamente John McCallum (Imigração) Stephane Dion (Negócios Estrangeiros) e Ralph Goodael (Segurança Publica).

O Partido Liberal venceu as eleições legislativas do Canadá de 19 de outubro com maioria absoluta, após uma quase uma década de governo conservador.

Foram eleitos dois deputados lusodescendentes, ambos liberais: Peter Fonseca, pelo distrito eleitoral de Mississauga East – Cooksville, na área de Toronto, e Alexandra Mendes, a sul de Montreal, em Brossard-Saint Lambert.

Está agendada para o 13 de novembro, no parlamento em Otava, a cerimónia oficial de tomada de posse dos deputados.

No dia 3 de dezembro vão iniciar-se os trabalhos da legislatura, com o ‘Discurso do Trono’, que traça os principais objetivos do governo, previsto ser anunciado no dia seguinte.

 

Artigo anteriorZenit, de André Villas-Boas, qualifica-se para os oitavos de final da ‘Champions’
Próximo artigoTempestade solar afeta radares dos principais aeroportos da Suécia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui