Início Ambiente Câmara de Lisboa vai plantar mais de 28 mil árvores até março...

Câmara de Lisboa vai plantar mais de 28 mil árvores até março de 2016

878
0

A Câmara de Lisboa inicia hoje uma campanha para plantação de 28.167 árvores até março do próximo ano, em diferentes locais da cidade, representando o número de bebés nascidos no concelho entre 2010 e 2014.

“Vamos começar com uma grande plantação e seguir-se-ão mais”, afirmou à agência Lusa o vereador da Estrutura Verde e Energia da autarquia, José Sá Fernandes.

Das 28.167 árvores a ser plantadas, 26 mil estarão em espaços verdes e 2.000 em caldeira. A estas acrescem mais de 30 mil arbustos.

Publicidade

O número de árvores refere-se a “todos os bebés que nasceram nos últimos cinco anos”, simbologia que a Câmara tenciona manter no futuro, de acordo com Sá Fernandes.

“Queremos montar um esquema em que os pais comuniquem à Câmara o nascimento do filho para que plantemos uma árvore”, frisou.

De acordo com o responsável, estas plantações irão estar, essencialmente, concentradas no corredor oriental da cidade, que estará concluído no próximo ano para ligar o Areeiro ao rio Tejo, abrangendo a encosta do Casal Vistoso, o novo Parque da Quinta da Montanha (com 13,5 hectares e que está a ser construído junto à Avenida Gago Coutinho), o Parque Bela Vista, o Parque Hortícola do Vale de Chelas, o Parque do Vale Fundão e a Quinta das Flores.

Em causa está uma área total de 96 hectares em espaços verdes e uma área de plantação de 66,5 hectares.

Ao todo, nesta zona, haverá mais 19 mil árvores e mais 33 mil arbustos.

Além destes locais, serão plantadas árvores no Parque Florestal de Monsanto (6.000 unidades), no corredor verde ocidental (150 unidades junto do polo universitário da Ajuda) e no Vale da Ameixoeira (1.000 unidades).

Em paralelo, serão removidos 300 cepos em articulação com as Juntas de Freguesia.

Hoje, pelas 09:30, realiza-se a primeira ação de plantação, que contará com voluntários junto aos serviços sociais da autarquia (Avenida Afonso Costa, 41).

Durante este ano, Lisboa é considerada a Capital Europeia do Voluntariado.

Segundo dados da autarquia, de 2008 até agora foram plantados 160 hectares de espaços verdes, número cinco vezes maior ao que foi cultivado entre 2004 e 2008.

Artigo anteriorPresidenciais: Maria de Belém convicta de que vencerá eleições numa segunda volta
Próximo artigoAntónio Costa acusa Governo de favorecer privados na privatização da TAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui