Início Mundo América Venezuela assume presidência do conselho permanente da Organização dos Estados Americanos

Venezuela assume presidência do conselho permanente da Organização dos Estados Americanos

991
0

A Venezuela assumiu hoje a presidência do conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o objetivo de “reestruturar” a entidade pan-americana, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez.

A presidência do conselho permanente é assumida de forma rotativa por todos os estados-membros, e o mandato da Venezuela vai durar três meses, até 31 de dezembro.

“Assumimos a presidência do conselho permanente da OEA com a intenção de agir em benefício dos nossos povos. Unimos esforços com a [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] Celac e [União de Nações da América do Sul] Unasul para a reestruturação da OEA”, indicou a chefe da diplomacia venezuelana na sua conta de Twitter.

Publicidade

Delcy Rodríguez afirmou que a Venezuela está “comprometida” com a transformação da OEA “a favor dos povos e não de interesses hegemónicos”.

“A Venezuela sabe qual foi a participação da OEA no golpe de estado contra o comandante (Hugo) Chávez. Isso deve acabar. A diplomacia bolivariana traz uma mensagem de paz e solidariedade à OEA”, acrescentou a ministra dos Negócios Estrangeiros.

No passado 17 de setembro, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, emitiu duras críticas contra o governo da Venezuela numa invulgar carta aberta para se defender das acusações lançadas contra si pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano Elías Jaua, aproximadamente uma semana antes noutra carta.

Artigo anterior50 milhões de francos para uma quarta via em Viège
Próximo artigoMel certificado da Serra da Lousã regista “quebra grande” de produção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui