Início Mundo Ucrânia retira armamento pesado de Donetsk

Ucrânia retira armamento pesado de Donetsk

913
0

A Ucrânia anunciou hoje que começa a retirar no domingo o armamento pesado da região de Donetsk, apesar do adiamento já anunciado por separatistas pró-russos, que acusam Kiev de vários ataques contra as suas posições.

“A partir de amanhã [domingo] deve começar a retirada das armas pesadas com menos de 100 milímetros e de os morteiros com menos de 120 milímetros de calibre da região de Donetsk”, afirmou o porta-voz militar da presidência ucraniana, Andréi Lisenko.

O militar destacou que a trégua, que entrou em vigor no início de setembro, foi respeitada “de forma exemplar” nas últimas 24 horas e que “nem um só soldado ucraniano morreu ou ficou ferido”.

Publicidade

Segundo o mesmo responsável, o Estado-maior do Exército ucraniano decidiu seguir com os seus planos em linha com os acordos de paz de Minsk.

No entanto, a autoproclamada República Popular de Donetsk confirmou hoje que adiou a retirada de armamento para 21 de outubro, escudando-se nas violações de cessar-fogo por parte das forças governamentais.

O representante, Eduard Basurin, explicou que o calendário de retirada está a ser ultimado com a Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OCDE), que garante o comprimento dos acordos de paz.

Artigo anteriorFilme do filipino Nash Ang sobre o tufão Haiyan venceu festival CineEco de Seia
Próximo artigoGémeos de 12 anos lançam livro de aventuras em Ribeira de Pena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui