As ginastas do Acro Clube da Maia (ACM), em representação da seleção portuguesa no escalão júnior (13-19 anos), tinham passado à final do exercício de dinâmico no segundo lugar, mas, na final realizada esta tarde, subiram uma posição e garantiram a conquista da medalha de ouro para Portugal.
Além do resultado desta quinta-feira, estas ginastas mantêm intacta a aspiração de estar em mais duas finais do Campeonato da Europa, nomeadamente a final All Around (exercício combinado) e a final do exercício de equilíbrio.
Com este resultado, o ACM aumenta para três as medalhas já conquistadas pelos seus ginastas ao serviço de Portugal nestes Campeonatos da Europa – 2 de ouro e 1 de bronze.
Antes desta conquista, já na competição por grupos de idade, o Acro Clube da Maia tinha garantido duas medalhas nestes Campeonatos da Europa: o par feminino composto por Rita Ferreira e Joana Moreira ganhou o ouro no escalão de 11-16 anos e a quadra masculina composta pelo ginastas João Pereira, Henrique Silva, Henrique Pinheiro e Miguel Silva conquistou a medalha de bronze no escalão 12-18.
No total, Portugal conseguiu já quatro medalhas nestes Europeus de ginástica acrobática. Além das três obtidas por ginastas do Acro Clube da Maia, também o par misto composto por Bruno Pereira e Beatriz Figueiredo (Ginásio Clube Português) se sagrou campeão europeu no escalão de 12-18 anos.