Início Sci-Tech Astronomia Terceira e última Super Lua do ano é na terça-feira

Terceira e última Super Lua do ano é na terça-feira

1194
0

Lisboa, 25 out (Lusa) – A terceira e última Super Lua do ano ocorre na terça-feira, quando o satélite natural da Terra, em fase de Lua cheia, parecer maior quando estiver próximo do horizonte.

O fenómeno acontece praticamente todos os anos, mais do que uma vez, quando há Lua cheia e a diferença entre os seus instantes e os do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais perto da Terra) é menor do que um dia e oito horas.

Na terça-feira, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), os dois acontecimentos estarão desfasados em 23 horas e cinco minutos, já que o perigeu lunar sucede na segunda-feira, às 13:01 (hora em Lisboa), e a Lua cheia ocorre na terça-feira, às 12:06.

Publicidade

A Lua nasce, na terça-feira, às 18:03. Nessa altura, e se as condições de visibilidade do céu o permitirem, “a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque, estando próxima do horizonte, vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica”, assinala o OAL na sua página na internet.

Na quarta-feira, adianta o Observatório, a Lua nasce às 18:49 e vai “continuar a parecer maior do que o habitual”.

A Lua cheia ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua.

As anteriores Super Luas, de 2015, aconteceram a 29 de agosto e a 28 de setembro. A de setembro foi a maior Super Lua do ano, uma vez que os instantes do perigeu e da Lua cheia distaram 66 minutos, tendo a Lua sido simultaneamente ocultada pela sombra da Terra, gerando-se um eclipse total de Super Lua, fenómeno raro que só volta a suceder em 2033.

No próximo ano, a Super Lua mais expressiva será a 14 de novembro, quando a Lua cheia está mais perto do perigeu lunar.

Artigo anteriorMaría Berasarte afirma-se “cantora ibérica” no novo disco, “Súbita”
Próximo artigoA moda num quartel pelas peças de Buchinho inspiradas nos videoclips dos anos 80

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui