Início Culturas Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, vai ter clube de leitura...

Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, vai ter clube de leitura teatral

1046
0

O Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, organiza em conjunto com a companhia Escola da Noite um clube de leitura teatral, através do qual o público se pode envolver ativamente na leitura de textos dramatúrgicos.

O clube de leitura teatral, com calendário até julho de 2016 e arranque na terça-feira, realiza-se uma vez por mês e o público em geral pode assistir e participar nas próprias leituras, envolvendo-se “no processo de trabalho preparatório” das sessões, referiu o diretor da Escola da Noite, António Augusto Barros, que coordena o projeto juntamente com o diretor da Casa da Esquina, Ricardo Correia.

No clube, poderão ser acolhidas diferentes abordagens à dramaturgia, com várias possibilidades de leitura, que deverão variar “conforme os textos e as pessoas que vão enfrentar os textos”, sublinhou, acrescentando que está previsto desafiar diferentes grupos de teatro e encenadores para coordenarem sessões de leituras.

Publicidade

Para António Augusto Barros, o clube de leitura teatral vai permitir partilhar “a bolsa de textos” que os grupos de teatro e artistas gostam, mas que nunca transformaram em espetáculo.

“O clube é um convite para quem se junta a nós e quer trabalhar connosco”, frisou o diretor da Casa da Esquina, Ricardo Correia, que falava hoje na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.

Segundo o diretor do TAGV, Fernando Matos de Oliveira, a iniciativa vem no seguimento do esforço “dos últimos anos de abrir o teatro a colaborações e parcerias”, reforçando-se a ligação à cidade.

Dentro do clube, vai procurar-se criar “uma comunidade” em que se juntem diferentes pontos de vista em torno do texto teatral, salientou.

A primeira sessão ocorre na terça-feira, às 18:30, no TAGV, a segunda a 03 de novembro no Teatro da Cerca de São Bernardo e a terceira a 01 de dezembro, novamente no TAGV.

As sessões do clube de leitura teatral são de entrada gratuita, sendo que quem pretende participar nas leituras e trabalhar na preparação das sessões terá de se inscrever na atividade.

 

Artigo anteriorUGT denuncia em Paris existência de “dois milhões de pobres em Portugal”
Próximo artigo15 mortos e pelo menos 20 feridos em tiroteio nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui