Início Sci-Tech Astronomia Será que Kepler descobriu uma Mega-estrutura de Aliens?

Será que Kepler descobriu uma Mega-estrutura de Aliens?

1442
0

Kepler revelou evidências de uma civilização tecnologicamente avançada em torno de uma estrela a apenas 1.500 anos-luz de distância? Essa é uma emocionante, se improvável, interpretação de dados recentes.

Uma série de objetos misteriosos cercam uma estrela gigante milhões de quilómetros de distância poderá ser uma mega estrutura alienígena, acreditam os especialistas.

Ao serem examinados os dados do telescópio espacial de Kepler foram surpreendidos por um padrão de luz incomum que orbita uma estrela chamada KIC 8462852.

Publicidade

Quando eles estudaram a estrela, notaram um ‘enxame’ de objetos que a rodeiam num padrão regular.

No princípio, pensaram tratar-se de cometas, estilhaços de impacto de um asteróide ou mesmo um erro nos dados.

Mas o astrónomo Jason Wright, da Universidade de Penn State, ofereceu uma explicação mais ficção científica.

Ele acredita que poderá ser uma ‘mega estrutura alien’ projetada para aproveitar a energia da estrela.

 

O telescópio espacial Kepler, da NASA, está encarregado de encontrar pequenos mundos rochosos que orbitam estrelas distantes. No entanto, os exoplanetas não são a única coisa que Kepler pode detetar – manchas estelares e anéis planetários também podem aparecer nas observações da missão.

Mas há também especulações de que Kepler pode ter a capacidade de detetar mais do que fenómenos naturais; se eles estão lá fora, Kepler também pode detetar a passagem de estruturas artificiais em órbita de outras estrelas. Imagine uma civilização avançada que pode estar acima da escala Kardashev e que tem a capacidade de aproveitar a energia diretamente da sua estrela.

Esta hipotética civilização alienígena pode querer construir mega-estruturas, como painéis solares gigantescos em órbita da sua estrela-mãe, que poderiam ser tão grandes que apagavam uma fração considerável da luz das estrelas à medida que passavam na sua frente.

Na KIC 8462852 foi encontrado um sinal altamente curioso. Num documento apresentado ao jornal Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, astrónomos, incluindo cientistas e cidadãos caçadores de planetas, relatam: “Ao longo da duração da missão Kepler, KIC 8462852 foi observada com formas irregulares.”

O trabalho de pesquisa é exaustivo, descrevendo o fenómeno, ressaltando que esta estrela é única – nunca vimos nada como isso. Kepler coletou dados sobre esta estrela de forma constante durante quatro anos. Não é erro instrumental. Kepler não está vendo coisas; o sinal é real.

Mas o que KIC 8462852 nos está a mostrar, é que pode haver alguma outra coisa lá fora – possivelmente uma inteligência alienígena que está bem no seu caminho para se tornar uma civilização do tipo II, que é a criação de algum tipo de estrutura artificial em torno de sua estrela.

Artigo anteriorPSP apreendeu 42 quilogramas de heroína, a maior apreensão a nível nacional
Próximo artigoAutoestradas do Marão e Transmontana com 253 milhões de cofinanciamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui