
Nova Iorque, 23 de outubro (AFP). Um relógio extremamente raro, usado por um astronauta americano na Lua em 1971, foi vendido por mais de US $1,6 milhões (cerca de 1,4 milhões de euros) em Boston, informou a casa de leilões sexta-feira.
Dave Scott, comandante da missão da Apollo 15, levou o seu próprio relógio Bulova Chronograph durante a sua terceira saída na Lua, depois do Omega Speedmaster, relógio oficial da missão, ter ficado danificado.
Este é o único relógio usado na Lua a ser possuído por um particular. Foi adquirido por um empresário da Flórida após 12 minutos de licitações intensas contra outro amador britânico, disse a casa de leilões RR Auction baseada em Boston (Massachusetts, nordeste).
Este também é o único relógio americano que foi usado na Lua.
Foi vendido por 1,625 milhões de dólares, muito mais do que a estimativa inicial, que previa um preço entre 750 mil a 1 milhão de dólares.
Todos os outros astronautas que pisaram a Lua usaram relógios Omega Speedmaster fornecidos pela Nasa. Eles são considerados propriedade do governo dos EUA e a maioria são conservados em instituições.
Mas, neste caso, Dave Scott após a sua segunda saída na Lua, notou que o vidro do seu Omega se tinha quebrado e então voltou à cabine do módulo lunar. Em seguida, pôs o seu próprio relógio de pulso, de emergência, o Bulova.
“Algumas das decisões que tomei, controlar o tempo foi talvez a mais importante”, explicou astronauta, agora com 83 anos, na descrição detalhada do relógio que acompanhou a venda.
A terceira viagem lunar Apollo 15 durou 4 horas, 49 minutos e 50 segundos.