Início Sci-Tech Tecnologia QUANDO O CHROME NÃO É O CHROME: CUIDADO COM ESTE MALWARE BEM...

QUANDO O CHROME NÃO É O CHROME: CUIDADO COM ESTE MALWARE BEM DISFARÇADO

948
0

Nem tudo são coisas positivas com programas open source, e é precisamente a natureza aberta do software Chromium da Google que permite ao eFast Browser copiar na íntegra o aspecto e funcionamento do Chrome, mas na prática está a tomar-nos conta do computador e a monitorizar todos os nossos comportamentos.

O eFast Browser chega través de instaladores de fontes não confiáveis, ou seja, chega-nos juntamente com outro software e acaba instalado, muitas vezes sem darmos por isso. Mas como o software se identifica em vez de se esconder e cita a sua base em Chromium, muitos utilizadores podem sentir-se tentados a instalá-lo, graças às promessas de nos mostrar os melhores negócios e oportunidades.

De seguida, o browser toma conta de praticamente todas as extensões relacionadas com a navegação, mas associa-se ainda a formatos como o JPG ou PDF, numa tentativa de ser aberto em todas as ocasiões possíveis. No caso de termos atalhos para sites no nosso ambiente de trabalho, o eFast substitui-os pelos seus, de modo que quanto os abrimos, nem nos apercebemos que não estamos a utilizar o Chrome.

Publicidade

Excepto pelos anúncios abusivos, que são constantemente mostrados em qualquer página, muitos deles potencialmente perigosos. Maior perigo é o do roubo de dados pessoais à medida que o browser falsificado grava as informações de navegação ou que inserimos em formulários, que podem ser partilhadas com terceiros.

Por isso é importante ter muito cuidado com os pacotes de software que podem sempre instalar-lhe programas extras além daquele que deseja de facto instalar. Para o evitar, nunca aceite uma instalação automática e opte por escolher passo a passo o que deseja ou não instalar.

Remover o eFast Browser é fácil e aconselhado, a partir do painel de controlo, mas será necessário desinstalá-lo igualmente do Internet Explorer, Google Chrome, Firefox e Safari.

Artigo anteriorCosta pronto para governar com maioria à esquerda
Próximo artigoVítor Pereira desconhecia ofertas do Benfica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui