Início Culturas Prémio literário LeYa no valor de 100.000 euros é conhecido na próxima...

Prémio literário LeYa no valor de 100.000 euros é conhecido na próxima semana

842
0

O Prémio LeYa deste ano, no valor de 100.00 e com direito a publicação do romance, é conhecido no próximo dia 13, disse hoje à Lusa fonte do grupo editorial.

O júri, ao qual preside o escritor Manuel Alegre, reúne-se nos dias 12 e 13 de outubro para deliberar, “estando o anúncio da decisão do júri agendado para a próxima terça-feira, dia 13 de outubro, ao final da manhã, na sede da LeYa, em Alfragide”, disse a mesma fonte.

Além de Manuel Alegre, o júri é constituído pelos escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

Publicidade

O Prémio LeYa foi criado em 2008, com o objetivo de distinguir “um romance inédito escrito em português”, segundo o regulamente.

“O rasto do jaguar”, do brasileiro Murilo Carvalho, foi o primeiro vencedor, em 2008, no ano seguinte o romance vencedor foi “O olho de Hertzog”, do moçambicano João Paulo Borges Coelho.

Em 2010, dada a falta de qualidade dos candidatos não foi entregue o galardão, mas, em 2011, foi distinguida a obra “Teu rosto será o último”, de João Ricardo Pedro, que este ano integra a lista de finalista do Prémio Sinbad-Città de Bari, na categoria de narrativa estrangeira, em Itália.

“Debaixo de algum céu”, de Nuno Camarneiro, foi o vencedor em 2012, e, em 2013, o prémio foi atribuído a “Uma outra voz”, de Gabriela Ruivo Trindade. “O meu irmão”, de Afonso Reis Cabral, foi o vencedor em 2014.

“O Prémio LeYa permitiu-nos ainda descobrir e divulgar muitos talentos da escrita em língua portuguesa: por recomendação do júri, os romances de mais de 25 autores finalistas foram publicados nestes oito anos”, realçou a mesma fonte.

Artigo anteriorSporting nega violação das regras do ´fair-play’ financeiro da UEFA
Próximo artigoLeiria: Dispositivo para proteger apicultor e abelhas vence concurso Poliempreende

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui