Início Atualidade Intempéries Potente tufão Koppu tocou terra nas Filipinas

Potente tufão Koppu tocou terra nas Filipinas

727
0

Manila, 18 out (Lusa) – O potente tufão Koppu tocou hoje terra no norte das Filipinas, acompanhado de ventos fortes que devem durar três dias, anunciou a agência nacional de meteorologia.

O tufão alcançou a cidade costeira remota de Casiguran – a 215 quilómetros a nordeste de Manila – por volta das 04:00 (21:00 de sábado em Lisboa), com rajadas de vento de até 210 quilómetros por hora, detalhou a agência.

Aproximadamente 6.500 pessoas foram retiradas das suas casas e levadas para locais mais seguros antes da chegada do tufão, segundo a proteção civil regional.

Publicidade

Diversas estradas foram cortadas na província de Aurora, incluindo em Casiguran, nomeadamente devido aos deslizamentos de terras provocados pelas chuvas diluvianas, sendo que a província vizinha de Isabela também foi afetada, com o registo de “apagões”.

Embora não deva atingir diretamente a capital, Manila, a agência advertiu que a tempestade é tão grande que pode até afetar as regiões mais a sul do arquipélago com fortes ventos e chuva.

As Filipinas são atingidas anualmente por 15 a 20 tufões durante a época de monções, que começa, regra geral, em junho e termina em novembro.

Em novembro de 2013, o Haiyan, um dos mais potentes tufões da história, causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de afetados.

Artigo anteriorLisboa acolhe hoje dois concertos de apoio aos refugiados
Próximo artigoBarras marítimas fechadas e condicionadas devido ao mau tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui