Início Sci-Tech Ciência O que é o ADN?

O que é o ADN?

7574
0

DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânicocujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.

O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.

O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, menos nas hemáceas (glóbulos vermelhos), que não possuem núcleo.

Publicidade

Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

A estrutura da molécula de DNA foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina.

Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de DNA, que vai confirmar sua origem genética.

Artigo anteriorNobel da Química distingue três investigadores da reparação de ADN
Próximo artigoCatorze elefantes morreram envenenados no Zimbabué nas últimas semanas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui