Início Economia Notícia TVI: Privatização da TAP pode estar em risco

Notícia TVI: Privatização da TAP pode estar em risco

941
0

Estado comprometeu-se, no contrato de venda, a reestruturar a dívida, mas já passaram 4 meses e ainda não há solução à vista

A TAP tem uma dívida aos bancos que ronda os 647 milhões de euros, a maioria dívida de curto prazo que tem de ser paga no espaço de um ano. O contrato de venda da companhia à Gateway, assinado em junho passado, previa que a dívida fosse reestruturada pelo Estado, mas até agora não há qualquer acordo para rever prazos de pagamento aos credores, pelo que a privatização pode estar em risco.

Fonte oficial do Executivo confirmou à TVI que tem havido contactos, mas não se chegou a qualquer acordo final com os bancos.

Publicidade

Entre as instituições financeiras envolvidas estão a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o BIC e o alemão Deutsche Bank.

Segundo fontes contactadas pela TVI, haveria um ano para reestruturar a dívida da TAP, mas os bancos credores, em especial os estrangeiros, estão receosos quanto ao futuro. Por um lado, não querem esperar muito mais para se definir o que é que se paga e quando. Por outro, receiam a instabilidade política. Em particular, têm medo que António Costa cumpra o que prometeu em maio se for primeiro-ministro, quando disse estar pronto a reverter o negócio.

A privatização da transportadora aérea já teve luz verde da autoridade da concorrência. Para o contrato definitivo de venda ser assinado só falta a autorização da ANAC – a Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Texto TVI: Vasco Rosendo/ Isabel Semedo

Artigo anteriorCosta diz que tem trabalhado na “plataforma de um Governo”
Próximo artigoRui Patrício pode parar até duas semanas após lesão na seleção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui