Oslo, 09 out (Lusa) – O Comité Nobel Norueguês atribuiu hoje o Prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia pela contribuição para a construção de uma democracia pluralista após a Revolução de Jasmim de 2011, anunciou hoje a instituição.
O Quarteto integra quatro “organizações chave” da sociedade civil tunisina: A União Geral dos Trabalhadores da Tunísia (UGTT), A Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia (UTICA), A Liga dos Direitos Humanos da Tunísia (LDHT) e da Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT).
A Academia Sueca atribui o Nobel de 2015 ao quarteto para o diálogo nacional da Tunísia, pela sua “decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução Jasmim de 2011”, que levou à queda do presidente Ben Ali, no cargo desde 1987.
“O prémio tem o objetivo de servir como uma forma de encorajamento ao povo tunisino que, apesar dos grandes desafios, conseguiram constituir uma fraternidade nacional que o Comité espera que sirva como exemplo para outros países.”