Início Sci-Tech Astronomia Neste dia, em 1957, a URSS lança o Sputnik I, o primeiro...

    Neste dia, em 1957, a URSS lança o Sputnik I, o primeiro satélite artificial da Terra

    4728
    0

    4 de outubro de 1957. A União Soviética inaugura a “Era Espacial” com o lançamento do Sputnik, o primeiro satélite artificial do mundo. A nave espacial, chamada Sputnik após a palavra russa para “satélite”, foi lançada às 22h29, horário de Moscovo a partir da base de lançamento de Tyuratam na República do Cazaquistão. O Sputnik tinha um diâmetro de 58cm e completava a volta à Terra em 1 hora e 36 minutos.

    Viajando a 29.000 km/h, numa órbita elíptica, era visível com binóculos antes do nascer do sol ou após o pôr do sol. Os sinais de rádio do Sputnik eram transmitidos suficientemente fortes para serem escutados por operadores de rádio amador.

    Este sucesso-surpresa, em 1957, do Sputnik precipitou uma crise americana e desencadeou a corrida espacial, uma parte da grande Guerra Fria. O lançamento marcou o início de nova política, militar, tecnológica e de avanços científicos.

    Publicidade

    Sputnik forneceu aos cientistas informações valiosas. A densidade da atmosfera pôde ser calculada a partir do seu peso na órbita e a propagação dos seus sinais de rádio deram informação sobre a ionosfera.

    Nos Estados Unidos, aqueles que tinham acesso a equipamentos de rádio sintonizavam e escutavam com admiração os sinais que a nave espacial soviética emitia várias vezes ao dia. Em janeiro de 1958, a órbita do Sputnik deteriorou-se, como esperado, e a nave ardeu na atmosfera.

    Artigo anteriorLuxemburgo: aeroporto fechado sábado de manhã
    Próximo artigoMarcos Freitas na final de singulares dos Europeus de ténis de mesa

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui