Início Sci-Tech Astronomia NASA divulga imagens incríveis de Caronte e uma superfície complexa

NASA divulga imagens incríveis de Caronte e uma superfície complexa

997
0

Com metade do diâmetro de PlutãoCaronte é o maior satélite em relação ao seu planeta em todo o sistema solar. Os cientistas da equipa da sonda New Horizons, que está a captar todas as imagens relacionadas ao planeta anão, esperavam que a superfície da lua em questão fosse monótona, apenas com algumas crateras. A realidade não poderia ser mais diferente: Caronte é cheia de montanhas, desfiladeiros e cores incríveis.

“Nós pensamos que a probabilidade de ver tantas características interessantes nesse satélite era baixa. Mas eu não poderia estar mais encantado com o que estamos a encontrar por lá”, disse Ross Beyer, participante da equipa de Geologia, Geofísica e Imagens da New Horizons, do Centro de Pesquisa Ames da NASA.

Publicidade

As novas imagens de Caronte transmitidas recentemente pela sonda New Horizons para a Terra também revelam um aspeto particularmente interessante sobre o histórico da lua. A quantidade de falhas e desfiladeiros na superfície do satélite indicam que o seu passado geológico tenha sido bem turbulento.

“Parece que toda a crosta de Caronte foi partida ao meio”, disse John Spencer, do Instituto de Pesquisa Southwest. “Esses atributos fazem o satélite parecer-se muito mais com o sistema Valles Marineris, em Marte.”

Artigo anteriorBruno de Carvalho não volta a um estádio enquanto durar processo após jogo no Bessa
Próximo artigoDeixou filha sem assistência após despiste de carro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui