Início faits-divers Mata do Buçaco distinguida com prémio europeu em áreas naturais

Mata do Buçaco distinguida com prémio europeu em áreas naturais

769
0

Mealhada, Aveiro, 30 out (Lusa) – O programa ‘Bussaco digital’ da Fundação Mata do Bussaco (FMB), visando essencialmente a promoção de plantação de árvores, foi distinguido com o prémio ‘Melhor Projeto de Comunicação em Áreas Naturais da Europa’, anunciou a Fundação.

Atribuído pela Federação Europarc, que é “uma das mais relevantes instituições europeias no que concerne à gestão e conservação da natureza”, o prémio, designado ‘Natura 2000 Comunication’, distinguiu um projeto que, apesar de “ainda estar em fase piloto”, revela ser “um excelente exemplo de comunicação”, disse à agência Lusa o presidente da FBB, António Gravato.

‘Bussaco digital’ é uma plataforma informática “online”, que permite plantar árvores na Mata Nacional do Buçaco, “apenas à distância de um clique”, sintetizou aquele responsável, sublinhando que este projeto de comunicação adota novas estratégias, procurando, designadamente, “despertar novos públicos”.

Publicidade

O objetivo do programa, desenvolvido pela FMB em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação PT e o SAPO Labs, é “contribuir para a reflorestação da mata”, em particular das áreas atingidas pelo temporal que assolou em 2013 este espaço, com uma área total de 105 hectares, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro.

O projeto ‘Bussaco digital’, considerado como “o melhor trabalho de comunicação e informação para áreas naturais realizado no espaço europeu”, venceu “numa categoria que contou com vinte projetos finalistas oriundos de diversos países europeus”, salienta a FMB.

O “website” premiado permite ao usuário “adquirir e dedicar uma das árvores centenárias existentes na mata a alguém especial, batizar a árvore plantada, bem como acompanhar o desenvolvimento desta, através da sua monitorização por meio de coordenadas GPS”, afirma a FMB.

Trata-se de “uma forma interativa de contribuir para a reflorestação e conservação da mata”, refere Nelson Matos, um dos técnicos da FMB responsáveis pelo projeto, salientando que, além de outras funcionalidades, esta ferramenta permite a criação de “um laço duradouro com as árvores”.

A Federação Europarc é “uma das mais importantes instituições europeias ligadas à conservação e gestão da natureza”, representando 365 membros, entre “departamentos governamentais, organizações não-governamentais (ONG) e áreas protegidas de toda a Europa”.

O prémio foi entregue à FMB durante a Europarc Conference 2015, “evento que reúne anualmente membros e organizações ligadas à natureza”, que este ano se realizou na Alemanha, tendo debatido “Áreas protegidas num mundo em mudança”.

O projeto ‘Bussaco digital’ já havia sido selecionado a nível nacional como exemplo de boas práticas, tendo sido, também, um dos projetos europeus finalistas, em 2014, no ‘Green Project Awards’, em termos de inovação e sustentabilidade, destaca a Fundação.

Artigo anteriorAs portas giratórias: 1/3 dos comissários de Durão Barroso têm cargos suspeitos
Próximo artigoPedro Caldeira Cabral homenageia Carlos Paredes e outros músicos ilustres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui