Luxemburgo, 14/10/2015. Na quarta-feira de manhã, a estátua tão aguardada de Melusina, a sereia do rio Alzette, foi inaugurada nas margens do rio, no Grund, em frente à Abadia de Neumunster.
O autor da estátua, Serge Ecker, esteve presente, assim como uma multidão de dignatários; Prefeito da cidade de Luxemburgo, Lydie Polfer, que se dirigiu ao público e revelou a estátua ao público presente.
Serge Ecker tinha ganho um concurso em 2013 sob os auspícios do 1050 ° aniversário da cidade. 28 aplicações foram submetidas a partir as quais foram reduzidas a seis e, em seguida, a 3 (Serge Ecker, Florença Hoffmann, Mai Thu Van); os votos foram dados pelo público e por um júri, com Serge Ecker o vencedor absoluto.
A escultura, em pirogranito cor de violeta, é montada sobre um bloco de concreto debaixo de uma árvore de salgueiro na sombra do promontório Bock. O pirogranito é um material de construção composto de uma mistura de argila refratária e argila não-refratária.
Esta figura mítica está ligada à fundação do Luxemburgo.
Quando no ano de 963 o Conde Siegfried das Ardenas comprou os direitos feudais para o território sobre o qual ele fundou a sua capital do Luxemburgo e o seu nome ficou ligado à lenda da Melusina. Por causa dos seus encantos, o conde mandou construir o castelo do Luxemburgo, no Bock, apaixonou-se por ela e casou. Melusina era uma sereia do rio Alzette, mas o conde desconhecia esse facto. Até que um dia…