Início Atualidade Jordânia e Israel chegaram a acordo sobre novas regras na Esplanada das...

Jordânia e Israel chegaram a acordo sobre novas regras na Esplanada das Mesquitas

879
0

O secretário de estado norte-americano John Kerry anunciou hoje, em Amã, um acordo entre a Jordânia e Israel sobre novas regras na Esplanada das Mesquitas, numa tentativa de pôr fim à vaga de violência entre israelitas e palestinianos.

As medidas deverão ser anunciadas ainda hoje pelo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyhau, acrescentou John Kerry, que fez estas declarações ao lado do seu homólogo jordano Nasser Judeh, depois de um encontro com o rei da Jordânia Abdallah II.

De acordo com John Kerry, Netanyhau aceitou a sugestão do rei Abdallah de assegurar câmaras de videovigilância durante 24 horas em todos os locais da Esplanada das Mesquitas. Ideia considerada “excelente” pelo governante norte-americano.

Publicidade

Israel concordou também “respeitar plenamente o papel particular” da Jordânia, guardiã dos lugares sagrados, de acordo com o ‘status quo’ (regras) de 1967, referiu John Kerry.

Segundo o secretário de estado norte-americano, “Israel tenciona dividir a praça” e “congratula-se com o reforço da cooperação entre as autoridades israelitas e jordanas” que devem reunir-se “brevemente” para reforçar o dispositivo de segurança naquele local.

As autoridades de Israel levantaram na sexta-feira as restrições de idade à entrada na Esplanada das Mesquitas, na origem da recente escalada da violência.

O local tem sido historicamente um foco de tensão e, nas últimas semanas, deu origem a uma escalada da violência depois de as autoridades israelitas, por ocasião da celebração de um feriado judaico, terem proibido a entrada no complexo aos homens muçulmanos menores de 50 anos.

O levantamento da restrição foi visto por observadores como um gesto de apaziguamento do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, depois da reunião que manteve na quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Artigo anteriorJudoca Mariana Esteves conquista ‘bronze’ no Mundial de juniores
Próximo artigoMaría Berasarte afirma-se “cantora ibérica” no novo disco, “Súbita”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui